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Arduino Avançado

promocao-arduino-avancado-dezembro-2016

TURMA ABERTA

  • Data: 3 e 4 de dezembro de 2016 - Sábado e Domingo
  • Horário: 9:00 h às 18 h
  • Carga horária: 16 horas
  • Local: Av. Rio Branco, 124 - Grupo 1102 - Centro - Rio de Janeiro
  • Modalidade: Presencial
  • Instrutor: Alvaro Justen
  • Valor: PROMOÇÃO DA VIRADA 2016: R$ 595,00 em 3 X sem juros no cartão de crédito via pagseguro. R$ 695,00 até o dia 31 de outubro de 2016. Após esta data, o valor será de R$ 850,00
  • Maiores informações: (21) 2178-9696 | 2178-9697 | Claro: 9 9253-2939 | TIM: 9 7970-2455 | Vivo: 9-9829-6150 | Oi: 9 8714-7868 ou e-mail: contato@edx.srv.br, em horário comercial: (Segunda à Sexta – 09:00 h às 18:00 h).






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CursoDeArduino

Introdução

O Curso de Arduino Avançado é destinado aos que já iniciaram seus conhecimentos com a plataforma Arduino e visa dar mais embasamento do ponto de vista de desenvolvimento de software, atentando para os detalhes de tudo o que está disponível em nível de software que pode ser usado no Arduino e em conjunto com o mesmo, com o objetivo de facilitar o entendimento sobre o funcionamento do hardware, possibilitar otimizações nos projetos e empoderar os alunos a criar soluções mais complexas. Além dos temas abordados e aplicações/exercícios sugeridos, os alunos serão estimulados a desenvolver seus projetos pessoais durante as aulas, com consultoria do instrutor.

Requisito:

  • O aluno deverá trazer o seu próprio notebook para a realização do treinamento.

Conhecimentos Necessários

Para acompanhar o curso sem problemas, conhecimentos básicos de eletrônica e de uso do Arduino são necessários, como:

  • Controle das portas digitais nos modos entrada e saída (funções pinMode, digitalWrite e digitalRead);
  • Uso dos resistores pull-up para entrada digital;
  • Controle das portas digitais com PWM (função analogWrite);
  • Leitura das portas analógicas (função analogRead);
  • Controle de tempo (funções delay, millis e correlatas);
  • Funções de manipulação matemática (como map);
  • Comunicação básica com o computador através de USB usando a biblioteca Serial;
  • Lei de Ohm;
  • Uso do multímetro para medir tensão, corrente e resistência;
  • Uso da protoboard.

Uma indicação para rever alguns dos conceitos citados acima é ler a apostila do Curso de Arduino, que está disponível gratuitamente.

Conteúdo Programático

  • Revisão e Detalhamento da Biblioteca Arduino
  • Revisão de programação em linguagem C/C++:
  • Tipos básicos;
  • Controle de fluxo (if, for, while, switch/case);
  • Criação de funções;
  • Vetores.
  • Revisão das funções disponíveis na Arduino Reference;
  • Como funciona o bootloader do Arduino e como gravá-lo.

Diferenças Entre as Placas e Aplicações

  • Placas lançadas oficialmente e suas diferenças;
  • Placas baseadas no Arduino com foco em aplicações diversas.

Bibliotecas

  • Instalando novas bibliotecas;
  • Estrutura e criação de biblitoecas;
  • Por dentro da biblioteca LiquidCrystal, para controlar LCDs;
  • Gravando dados não voláteis utilizando EEPROM e SD.

Biblioteca Serial e Manipulação de Strings

  • Classe String e seus métodos;
  • Métodos úteis do objeto Serial que vão além de print e read;
  • Armazenando strings em memória flash;
  • Ampliando o número de portas seriais com uso da biblioteca SoftwareSerial.

Interrupções

  • Como funcionam as interrupções;
  • Função pulseIn;
  • Habilitando e desabilitando interrupções;
  • Criando e removendo interrupções externas;
  • Interrupções internas do microcontrolador.

Protocolos de Comunicação e Uso no Arduino

  • Uso da biblioteca Firmata para facilitar a comunicação via USB;
  • SPI;
  • I²C (two-wire);
  • Ethernet;
  • Protocolos que usam rádio frequência: Wi-Fi, Bluetooth, ZigBee etc.

Aplicações

Várias aplicações serão sugeridas durante o curso para entendimento e fixação dos conceitos abordados, algumas sendo sugeridas para que os alunos façam em casa.

  • Controlando o Arduino através de um controle de Super Nintendo;
  • Lendo o acelerômetro de um controle de video-game (Wii Nunchuck);
  • Controlando dispositivos de controle remoto com infravermelho;
  • Sabendo a hora certa usando um circuito de relógio em tempo real (RTC);
  • Fazendo um simples instrmento musical (theremin) com diversos sensores;
  • Reproduzindo o Makey Makey no Arduino Leonardo;
  • Uso de circuitos multiplexadores para minimizar o número de portas utilizadas nos projetos;
  • Controlando motores;
  • Controlando cargas AC, DC de alta corrente, indutivas etc.;
  • Controle de uma placa de relés de 8 canais;
  • Integrando áudio e vídeo através do software livre Processing.

Ementa desenvolvida por Alvaro Justen

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