contato@edx.srv.br (21) 2178-9696 | 2178-9697
blog
LibreOffice Online
25 de março de 2015
0

NEWS-LIBREOFFICE-ONLINE-COLLABORA

IceWarp e Collabora trabalham na edição de documentos online com o LibreOffice, uma alternativa de código aberto ao Google Apps, Office 365

Através de um projeto com contribuição da IceWarp nas bases do software livre, o LibreOffice Online se tornará uma alternativa confiável para as soluções proprietárias.

Springfield, Washington Metro Area e Cambridge, UK – 25 de março de 2015.

A Collabora, líder em contribuições ao popular software de escritório LibreOffice, em parceria com a IceWarp, provedor de soluções globais de mensagens e colaboração, desenvolverão em conjunto a tecnologia de edição de documentos via web e contribuirão o código para a comunidade de software livre que apoia o LibreOffice.

Destaques:

  • A IceWarp identificou uma demanda para edição e colaboração de documentos na web e na nuvem, e selecionou o LibreOffice como líder nas aplicações de escritório em padrões abertos.
  • O LibreOffice iniciou o desenvolvimento de seu motor de renderização otimizado ara utilização na internet desde 2011 e estava a espera de aplicação prática, com o objetivo de fornecer a mesma qualidade daquela fornecido pela aplicação no desktop, porém utilizando um navegador web.
  • Com o seu backgound de soluções empresariais e mais de 14 anos de experiência ajudarão o LibreOffice a acelerar o desenvolvimento na direção de um produto real que possa ser reutilizado pela comunidade de código aberto num amplo leque de cenários de instalação.
  • Ao criar uma alternativa livre que qualquer provedor pode implementar sem restrições, a empresa deseja restabelecer a concorrência sadia ao mercado dominado por fornecedores monopolísticos, e impulsionar a inovação, compatibilidade e interoperabilidade através de formatos abertos, em todas as plataformas e para todos.

Os recursos de gerenciamento de documentos existentes nas soluções de colaboração e mensagens do IceWarp Server permite aos usuários armazenarem, gerenciarem e visualizarem documentos de escritório no navegador internet, sem ter a necessidade de possuir uma suite office instalada nos seus computadores. Para editar os documentos, a IceWarp fornece uma conexão contínua entre seu armazenamento na web e as aplicações de produtividade instalados no computador do usuário. A popularização crescente destes recursos levou os desenvolvedores da IceWarp a considerar como realizar o mesmo resultado sem ter uma suite do Office completa, e move-la para o navegador.

Mesmo existindo várias soluções em nuvem para edição de documentos no formato nativo do Office com vários graus de compatibilidade, nenhuma delas fornece os mesmos valores fundamentais e compatibilidade de formatos que o LibreOffice, hoje em uso por mais de 80 milhões de usuários ativos no mundo. Outro desafio é que o mercado de colaboração online está sobre um forte esquema de aprisionamento, e todas as soluções comerciais de APIs são meras janelas para dentro do serviço de nuvem proprietário. O LibreOffice, por outro lado, na sua missão de eliminar o abismo digital e de promover a liberdade de expressão digital global, já desenvolveu a prova de conceito em 2011, porém não materializou a tecnologia num produto que todos possam usar.

A IceWarp e a Collabora trabalharão lado a lado com milhares de contribuidores do LibreOffice para implementar a parte de edição online do software, incluindo o servidor LibreOffice, e o front-end do cliente com base na tecnologia HTML5. O resultado será uma solução madura, com a qual qualquer provedor, indivíduo ou projeto comunitário  posa utilizar para suas aplicações e serviços. Isto dará um impulso inicial à integração de documentos entre serviços, onde não era possível antes, trazendo uma inovadora forma de interatividade  para as pessoas trabalharem na nuvem.

Citações

“É maravilhoso casar a visão e os investimentos da IceWarp com nossa paixão e competências no desenvolvimento do LibreOffice. Sempre é uma satisfação trabalhar em algo que como empresa, temos a necessidade intrínseca. Espero poder usa-lo bem como trabalhar colaborativamente. — Michael Meeks, Vice President, Collabora Productivity Ltd

“Criar alternativas está em nosso DNA. Na mesma forma, nossos clientes buscam alternativas ao Exchange e tornaram a IceWarp o que hoje ela é. Hoje, eles buscam alternativas ao Google Apps e nós estaremos prontos.” — Adam Paclt, IceWarp CEO

“O LibreOffice Online vai estender a disponibilidade do LibreOffice para a nuvem, adicionando recursos de colaboração,  muito demandado pelos usuários. No futuro, um usuário LibreOffice será capaz de mudar do desktop para a nuvem ou para seu tablet sem deixar o seu ambiente de software livre preferido.” — Thorsten Behrens, Chairman of The Document Foundation

Nota: A EDX Informática é parceira da Collabora

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com